Atendimento Psicológico/Psicossicial On-line, em grupo ou individual 

O atendimento psicológico/psicossocial online é uma escuta ativa, gratuita, realizada por profissionais da rede interna ou externa sobres situações e preocupações que geram sofrimento psíquico decorrentes do distanciamento social, isolamento ou da quarentena. Esse atendimento poderá ser em grupo ou individual a depender da demanda.  O atendimento psicológico/psicossocial online e gratuito é ainda disponibilizado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade surda da UnB. O apoio psicológico/psicossocial é também ofertado aos estudantes indígenas da UnB por profissionais com experiência e conhecimento sobre as vulnerabilidades psicossociais vivenciadas pela comunidade indígena.

    • Público-alvo: Estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
    • Neste momento não estamos recebendo casos novos por falta de vaga na Coordenação de Atenção Psicossocial (CoAP). Disponibilizamos locais que estão realizando atendimento externo no link http://dasu.unb.br/redeexterna.

 

FalArte

O grupo é um espaço de fala aberto a todos os estudantes da comunidade acadêmica, com o objetivo de acolher, em um espaço coletivo, o mal-estar comum às vivências próprias da fase estudantil. As interações ocorrem de duas formas, em um grupo virtual permanente formado no aplicativo do whatsapp, e uma vez por semana, às terças-feiras de 12h às 13h30.

  • Público-alvo: Estudantes da Universidade de Brasília 
  • Inscrições suspensas, pois todas as vagas foram preenchidas.

 

Diztanto: escuta em tempos de pandemia

Facilitado pelo psicólogo André Bizzi (Inverso ONG Saúde Mental), o grupo surge a partir das demandas de estudantes da pós-graduação da Universidade de Brasília. O objetivo do grupo é promover um espaço de escuta, troca de conhecimentos e aprendizagem para que alunos da pós-graduação possam elaborar e ressignificar sua experiência singular e grupal na vida acadêmica, considerando os conflitos, (des)encontros e expectativas que são vivenciados nesse contexto. Há 8 (oito) vagas disponíveis e o início está previsto para 11/08/2020, com duração por todo 2º semestre de 2020. Os encontros ocorrerão remotamente, via Google Meet, toda terça-feira às 14h com duração de 1 hora e 30 minutos. Em caso de dúvidas, envie um e-mail à Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  • Público-alvo: Alunos da pós-graduação;
  • Todas as vagas foram preenchidas, sendo assim as inscrições para essa ação estão encerradas. Futuramente serão reabertas e divulgadas novas vagas.

 

Psicoterapia de Grupo em Psicodrama

Fruto de parceria com a Associação Brasiliense de Psicodrama, o grupo é um espaço online de acolhimento, trocas e compartilhamento de estratégias em relação à saúde mental na pandemia. Serão três grupos: segundas-feiras, das 10h às 12h; segundas-feiras, das 12h às 13h50; quintas-feiras, das 19h às 21h. O início está previsto para a segunda quinzena de agosto.

  • Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação da UnB;
  • Todas as vagas foram preenchidas, sendo assim as inscrições para essa ação estão encerradas. Futuramente serão reabertas e divulgadas novas vagas.

 

Do Giz à Palavra

Buscando apoiar a comunidade acadêmica e, particularmente os docentes frente à situação social e subjetiva vivida devido ao COVID-19, foi criado um espaço on-line de encontro entre os professores para troca de experiências pessoais e coletivas nesse momento de isolamento. O grupo é coordenado por dois psicanalistas e ocorre às sextas-feiras, às 08h30.

  • Público-alvo: Docentes da Universidade de Brasília 
  • Inscrição: Clique aqui e preencha o formulário.

 

A Palavra como Apoio

Buscando apoiar a comunidade acadêmica e, particularmente os servidores técnicos-administrativos frente à situação social e subjetiva vivida devido à COVID-19, criamos um espaço on-line de encontro entre esses profissionais para troca de experiências pessoais e coletivas nesse momento de isolamento.

O grupo é coordenado por dois psicanalistas e ocorrerá as quartas-feiras, às 10h, pela plataforma zoom, com início previsto para dia 13 de maio.

  • Público-alvo: Servidores técnico-administrativos da Universidade de Brasília
  • Inscrição: Inscrições encerradas. 

 

A educação dos filhos em período de pandemia

O grupo tem como objetivo refletir sobre a educação dos filhos nesse momento de isolamento físico e se propõe a ajudar a encontrar possibilidades criativas para lidar com essa nova situação que tem gerado angústias. Esse momento exige dos pais uma atitude de educador para a qual não estão necessariamente preparados e pode gerar sofrimentos.

Ao refletir sobre os desafios do momento, o grupo pretende diminuir o estresse, de modo a ajudar os pais a criarem uma relação com seus filhos e a escola de compreensão e muito afeto.

O grupo é coordenado pela professora Regina Lúcia Sucupira Pedroza (PED-UnB, vice-coordenadora do CAEP) e ocorre às sextas-feiras, às 16h, na plataforma zoom.

  • Público-alvo: Pais e mães da comunidade da Universidade de Brasília
  • Inscrição: Clique aqui e preencha o formulário

 

Escuta Virtual On-line (Terapia Comunitária)

A Escuta Virtual é um espaço de partilha das experiências de vida e aborda os problemas, as dificuldades, as superações e as potencialidades das pessoas, valorizando o protagonismo de cada indivíduo no enfrentamento às queixas apresentadas.

Os encontros ocorrem nas terças-feiras às 16h, quartas-feiras às 19h e sextas-feiras às 15h, na modalidade remota, enquanto durar o estado de emergência em saúde pública no Distrito Federal e no Brasil.

  • Público-alvo: Aberto a toda comunidade universitária, bem como comunidade externa à UnB
  • Inscrição: Clique aqui e preencha o formulário ou entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Vínculos e Reflexões: Grupo para pessoas em luto pela perda de familiares vítimas da COVID-19

O grupo Vínculos e Reflexões está voltado àqueles que vivenciam o luto por uma pessoa querida perdida em decorrência da COVID-19. Serão incluídos no grupo apenas aqueles que passaram pela perda em função da COVID-19, pois o compartilhamento de uma experiência em comum é um elemento essencial para que se crie um ambiente de confiança, apoio e identificação mútua entre os membros do grupo.

O grupo oferecerá um espaço para que os participantes abordem a notícia do adoecimento e da morte do participante, as dificuldades e as estratégias utilizadas no processo de elaboração do luto. Também será possível falar sobre a pessoa que se foi e reconhecer a sua importância, bem como refletir acerca das expectativas em relação ao futuro.

Serão realizados seis encontros às segundas-feiras, das 14:30 às 15:30, com início no dia 19/10, via plataforma Google Meet, com disponibilização de 80 vagas.

  • Público-alvo: aberto a toda comunidade universitária, bem como comunidade externa à UnB
  • Inscrições: Clique aqui e preencha o formulário.